CRIANDO CAMPEÕES EM ESPAÇO REDUZIDO

de Mike Khalid


MIKE KHALID escreveu este artigo em 1970 para a Mesa Redonda do Guppy - IFGA USA .

Vivendo em um apartamento de dois quartos, não foi fácil produzir guppies para exposições, em especial quando se vive em um apartamento alugado no 2 º andar, mas se o proprietário gosta de você, fica mais fácil. Após algumas discussões com o Jim (proprietário), eu construi uma estante de metal que abrigava 12 aquarios,sendo, quatro de 5 litros, quatro de 10 litros e quatro de 15 litros . Eu também tinha uma variedade de frascos e garrafas de 1 litro, acrescido de um galão de 40 litros sobre uma estante que separa a sala de jantar e sala de estar.

Eu tinha três linhas de peixes, HB Red, Red e Black. Nos aquários de 10 litros eu mantinha de 8 a 10 machos adultos jovens e em algumas vezes 13 por um curto período de tempo.
Os machos mais velhos ficavam em dois aquários de 15 litros e as fêmeas mais velhas nos outros dois aquários de 15 litros. Qualquer outro com potencial para shows eu mantinha no aquário de 40 litros.

Com essa quantidade limitada de espaço, tive sucesso conquistando prêmios em primeiro lugar em exposições  da IFGA e PPGA e Southern California Guppy Club . Qual foi o meu segredo? Eu tinha observado como Midge Hill, Dale Marteeney e Glen Parrish, nasciam e criavam seus peixes, especialmente os peixes 1-2 meses de idade e segui os seus passos.

Glen, por exemplo, em uma cria com cerca de 60 jovens do sexo masculino que ele só criava entre 25-30 exemplares. Assim, ele abatia 50% deles .
 Midge, por outro lado, tinha uma banheira velha fora da estufa e despejava nela os excedentes. Midge abatia cerca de 50 a 60% de cada lote.
 Dale abatia muito menos cerca de 20-30%, mas ele vendia o excedente para as lojas locais de peixes.

Este me disse, "não tente criar todos os machos , abata também os seus".
Assim escolhia os melhores de dois meses de idade e me livrava de todo o resto.
De todas as três linhas de sangue , mantinha fêmeas somente da melhor delas, na melhor das hipóteses de 06 a 08 unidades somente.
Estas eram mantidas em tanques de 15 litros. Selecionava todas as fêmeas matrizes entre 3 e 5 meses de idade no máximo.

Este método disciplina você a manter e criar somente os melhores peixes e garante exemplares vencedores em exposições de tempos em tempos. Outro ponto importante que você tem que se lembrar é que a época de reprodução dos guppies para mostra em shows é entre agosto a outubro *.
 Se você perder este período você não poderá colocá-los na exposição de outubro e nem na temporada de exposições  próximas. Se você se lembrar destes poucos pontos, os seus guppies estarão no caminho de serem vencedores.

* crie guppies para shows retirando crias de 6 a 8 meses antes das exposições.